O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos (Alma), bem como de suas relações com o mundo corporal (físico). Podendo ser definido como “um conjunto de leis e princípios que foram revelados pelos Espíritos Superiores e encontram-se nas obras de Allan Kardec.
Constituem a Codificação Espírita as seguintes obras: O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno e, por fim, A Gênese.
Assim, podemos dizer que as verdades do Espiritismo são fundamentadas em bases filosóficas, demonstradas em âmbito científico e têm consequências religiosas.
O Espiritismo revela conceitos inéditos e vai mais a fundo nos que já existem a respeito de Deus, do Universo, dos Espíritos, dos homens e das Leis que governam a vida.
E Quem foi Allan Kardec?
Nascido em Lyon—França, com o nome de Hyppollite Leon Denizard Rivail, em 3 de outubro de 1804. Foi matemático e pedagogo, tendo grande atração pela física em especial o tema magnetismo. Adotou posteriormente, o pseudônimo de Allan Kardec em memória de sua encarnação anterior que possuía este nome e havia se notabilizado em lutas missionárias idênticas as suas, porém na Gália Antiga.
Sua primeira obra foi “O Livro dos Espíritos”, lançado em 18 de abril de 1857, que trazia os princípios fundamentais da Doutrina Espírita. Foi a primeira obra que o prof.Rivail, assinou como Allan Kardec.
Depois desse, vieram “O Livro de Médiuns” editado em 1861, “O Evangelho Segundo o Espiritismo” de 1864, “O Céu e o Inferno” e 1865 e, por fim, “A Gênese”, editado em 1868.
O prof.Rivail, desencarnou no dia 31 de março de 1869 em Paris, deixando como legado diversas obras de estudo espírita e uma grande lição de vida como missionário.